quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Antes tarde do que nunca...



Denise vira destaque em site gay.



"Personagem de 'Turma da Mônica Jovem' usa gírias gays"

"Babado forte, bofe escândalo, pão com ovo e a louca. Algumas das tradicionais gírias gays saíram do gueto e foram parar nas páginas de histórias em quadrinhos. Na edição número cinco do gibi Turma da Mônica Jovem - que apresenta os conhecidos protagonistas da Turma da Mônica em versão crescida e em formato mangá -, a personagem Denise tem um vocabulário repleto de referências do mundo homossexual."

A matéria completa pode ser lida aqui.

Ok, se por um lado é legal ver a personagem ganhando as páginas de um site de notícias na internet, por outro, é estranho ver que só agora a mídia especializada reparou na Denise, afinal de contas ela usa essas mesmas expressões há mais de dez anos, desde a história "A Tribo das Modernosas!" que saiu na Magali 245 da Editora Globo lá nos finados anos 90:


Na época, a cultura Clubber estava no seu auge e eu resolvi transformar aquela personagenzinha secundária sem personalidade definida numa menina cheia de atitude e mais antenada com o mundo atual.



Já na primeira página, Magali e Denise encontram dois clubbers e decidem fazer parte dessa tribo moderninha que cuspia uma gíria "esquisita" à cada duas palavras "normais".



Depois disso eu comecei a pesquisar cada vez mais gírias na internet para enriquecer as histórias da Denise, simplesmente porque eu achava engraçado o fato de ninguém entender absolutamente nada do que ela falava. Expressões como "Se joga!", "Acredita no bate-cabelo!" e "Abafa o caso!" começaram a brotar nas revistas da turminha bem antes de caírem no gosto popular. Em contrapartida, isso causou diversas discussões acaloradas na Comunidade da Turma do Mônica do Orkut, chegando ao ponto de chamarem a personagem de "mini-puta" e/ou "mini-drag". o_O



Polêmicas à parte, o fato é que hoje é difícil encontrar alguém que não saiba o que é "bate-cabelo" (depois do advento da Joelma), "abafa o caso" e "tô passada" (via Luciana Gimenez) e agora com o ótimo Christian Pior batendo picos de audiência, é inevitável que outras expressões pulem para o lado negro da força. Invariavelmente todas gírias gays acabarão caindo na boca do povão... é esperar pra ver...

... mais dez anos, talvez...