quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sombras do Passado - Parte 1 (considerações finais)




Bom, chegou a hora de escrever algumas considerações finais sobre a TMJ #51.

Quero dizer que o mais impressionante de tudo foi a resposta massiva que eu recebi dos fãs da TMJ no twitter. Eles realmente sabem interagir e se esforçam para tentar descobrir cada detalhe da edição! Estão realmente de parabéns!

Foi engraçado ver também o sentimento de negação dos leitores que não conseguiam acreditar no que estava acontecendo na última página. Alguns disseram que era apenas mais um pesadelo da Mônica, outros defendiam que o Cebola poderia estar enfeitiçado ou hipnotizado, outros apostavam num clone do Cebola... muita gente criando as teorias mais loucas pra tentar explicar aquilo... mas a explicação mais simples geralmente é a verdadeira, e a mais difícil de engolir. O Cebola estava mesmo beijando a Penha. Não tem nenhum feitiço, hipnose, clone ou pesadelo. Eles estão mesmo namorando.

Ah, e antes que eu me esqueça, essas duas artes postadas aqui são algumas propostas de teasers que eu esbocei para a edição 51, que acabaram não sendo aproveitadas porque elas revelavam muito da trama (Leleala e Madame Creuzodete) e acabariam com o suspense criado na história. Mas agora que todo mundo já leu a revista, acho que não tem problema postar, não é? ;)




Diversas análises foram feitas sobre a TMJ #51 nos blogs especializados, mas a melhor, a mais inteligente, mais sensata e detalhista foi a do blog "TMJ Do Meu Jeito" escrita pela Mallagueta.

A leitora dividiu o post em duas partes:
Parte 1: Ed. #51: Qual a trama da história?
Parte 2: Ed. #51: Qual a trama da história? - mais uns detalhes

Esse é um belo exemplo de como uma história deve ser lida e relida várias vezes para você conseguir encontrar todas as dicas, descobrir detalhes escondidos na história e tentar decifrar o que está acontecendo na verdade, podendo até prever o que vai ser mostrado na próxima edição.

Realmente foi um orgulho pra mim ter o meu roteiro dissecado até o último quadro dessa maneira. Os detalhes ocultos que ela conseguiu perceber são quase absurdos:

"Quando Mônica perguntou se o tal inimigo de quem Creuzodete estava falando era a sombra, ela disse que não sabia e tentou olhar mais fundo, mas não pode porque foi atacada pela sombra. Pode parecer uma passagem sem importância, mas ela deixou a dúvida sobre a relação entre os dois eventos."





Sem falar na capacidade que ela tem de entrar na cabeça dos personagens, pra tentar descobrir a possível motivação por trás das atitudes deles:

"Como vocês sabem, ele (Cebola) tem problemas emocionais. Nunca conseguiu aceitar o fato de ter apanhado da Mônica na infância e seus planos nunca terem funcionados. Então essa necessidade que ele tem de derrotá-la não é somente para fazê-lo se sentir a altura dela, é também uma forma de vingança, de compensação emocional pelos anos de planos frustrados que ele teve. Bem típico das pessoas medíocres e insignificantes. Como não conseguem se elevar, acham que precisam rebaixar e humilhar o outro para se sentirem melhores. Então é bem capaz de, no mínimo, o namoro dele com a Penha seja apenas um plano para derrotar a Mônica."

Recomendo que todos vocês leiam esses dois posts que a Mallagueta escreveu antes de ler a TMJ #52. São muito bons mesmo! Aqui vai mais um trecho:

"Mas também tem outra coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Depois que as meninas passearam com a Sofia e ela foi embora, Magali falou para a Mônica que Sofia a adorava tanto que parecia até sua fã número um. Ela tinha se mostrado tão interessada que queria até saber sobre a vida dela e o seu relacionamento com o Cebola. Hã... pode ser paranóia minha, mas tô achando que tem gato nessa tumba! Quer dizer, a Sofia se interessar pela vida da Mônica, seus gostos, etc. ainda vá lá, mas por que ela iria querer saber do relacionamento dela com o Cebola?"

Bom, acho que é isso. Todas as dúvidas que os leitores tinham já foram respondidas no Twitter e eu não vou repetir tudo de novo :P

Aguardem mais um post sobre a TMJ #52, ok?

Ah, e esses dois vídeos postados aqui foram criados pelo blog TMJW para entrar no clima dessa edição. Eles podem ser encontrados nessa página aqui: Sala Misteriosa!

Abração!!