Finalmente foram divulgados os teasers da TMJ #52 pra aumentar mais ainda a ansiedade dos leitores! \o/
E eu já vou avisando vocês que a TMJ #52 tem MUITO mais surpresas e reviravoltas do que a TMJ #51. Se você folhear a revista antes de ler já vai estragar boa parte da história. Os mistérios e segredos dessa edição têm que ser desvendados aos poucos, junto com a Mônica, só assim você vai conseguir partilhar dos sentimentos dela e entender o que ela está passando.
Então já fiquem avisados, quando você comprar a revista (ou, no caso dos assinantes, quando vocês receberem a revista em casa) NÃO CONTEM PRA NINGUÉM O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA E NEM COMO ELA TERMINA! Cada pessoa tem que ter o mesmo prazer que você teve ao ler a revista, se entristecer junto com a Mônica, se revoltar junto com a Denise, e se desesperar quando tudo parecia perdido. E, se você perceber que os outros já começaram a soltar spoilers na internet, pare imediatamente de visitar os blogs especializados em TMJ e as páginas do Facebook que estiverem divulgando os detalhes, ou a história vai perder COMPLETAMENTE toda a graça que ela tem! Depois que você comprar e ler a revista, pode voltar a visitar os blogs e páginas do Facebook normalmente, ok? ;)
Na TMJ #51, a Mônica se viu envolvida em uma série de acontecimentos estranhos que foram aos poucos acabando com a sua vida. Primeiro, ela foi assombrada por pesadelos sequenciais, tirando toda a sua concentração do mundo real, depois Sofia (A Terrível) se matricula na sua escola e, num ataque de impulsividade, Mônica começa a fazer uma campanha de difamação contra ela, querendo que todos os seus amigos evitassem a menina. O tiro acaba saindo pela culatra, porque até a Magali resolveu se afastar da Mônica (felizmente, a Mônica percebeu a grande besteira que estava fazendo e tudo terminou bem no final). Logo depois, Mônica e Denise vão até a tenda da (fabulosa, porém desconhecida) Madame Creuzodete do Abaeté (a vidente das estrelas) e acabam descobrindo que os pesadelos eram apenas a ponta do iceberg. A Legião dos Leitões Alados havia sido sequestrada pelo fantasma sombrio e monstruoso de Agnes (A Tenebrosa), Denise quase morre no resgate e, sem conseguir derrotar a inimiga, as meninas fogem rastejando pelo esgoto. E como desgraça pouca é bobagem, no final da história o Cebola aparece beijando a Penha (A Temida), sua primeira namorada.
Parece mesmo um plano ardilosamente criado para derrotar emocionalmente a Mônica, afastando-a dos seus amigos e do amor da sua vida! E, quem quer que tenha criado tal plano, teve sucesso imediato. Pela primeira vez na sua vida, Mônica foi derrotada e não sabe mais o que fazer. Sua vida desmoronou e ela não tem mais forças sequer para levantar da cama e seguir em frente...
No mês passado, eu avisei que o maior medo da Mônica ia virar realidade. Muitos leitores ficaram se perguntando qual seria o maior medo dela. O que faria a Mônica se desesperar ao ponto de cair de joelhos e entrar em depressão? A resposta estará já nas primeiras páginas da TMJ #52!
Essas são apenas as 8 primeiras páginas da história e, como você pode ver, a Mônica está realmente no fundo do poço. E, como se isso não bastasse, na próxima página as coisas começam a ficar bem piores do que ela imaginava...
Bom, chegou a hora de escrever algumas considerações finais sobre a TMJ #51.
Quero dizer que o mais impressionante de tudo foi a resposta massiva que eu recebi dos fãs da TMJ no twitter. Eles realmente sabem interagir e se esforçam para tentar descobrir cada detalhe da edição! Estão realmente de parabéns!
Foi engraçado ver também o sentimento de negação dos leitores que não conseguiam acreditar no que estava acontecendo na última página. Alguns disseram que era apenas mais um pesadelo da Mônica, outros defendiam que o Cebola poderia estar enfeitiçado ou hipnotizado, outros apostavam num clone do Cebola... muita gente criando as teorias mais loucas pra tentar explicar aquilo... mas a explicação mais simples geralmente é a verdadeira, e a mais difícil de engolir. O Cebola estava mesmo beijando a Penha. Não tem nenhum feitiço, hipnose, clone ou pesadelo. Eles estão mesmo namorando.
Ah, e antes que eu me esqueça, essas duas artes postadas aqui são algumas propostas de teasers que eu esbocei para a edição 51, que acabaram não sendo aproveitadas porque elas revelavam muito da trama (Leleala e Madame Creuzodete) e acabariam com o suspense criado na história. Mas agora que todo mundo já leu a revista, acho que não tem problema postar, não é? ;)
Diversas análises foram feitas sobre a TMJ #51 nos blogs especializados, mas a melhor, a mais inteligente, mais sensata e detalhista foi a do blog "TMJ Do Meu Jeito" escrita pela Mallagueta.
Esse é um belo exemplo de como uma história deve ser lida e relida várias vezes para você conseguir encontrar todas as dicas, descobrir detalhes escondidos na história e tentar decifrar o que está acontecendo na verdade, podendo até prever o que vai ser mostrado na próxima edição.
Realmente foi um orgulho pra mim ter o meu roteiro dissecado até o último quadro dessa maneira. Os detalhes ocultos que ela conseguiu perceber são quase absurdos:
"Quando Mônica perguntou se o tal inimigo de quem Creuzodete estava falando era a sombra, ela disse que não sabia e tentou olhar mais fundo, mas não pode porque foi atacada pela sombra. Pode parecer uma passagem sem importância, mas ela deixou a dúvida sobre a relação entre os dois eventos."
Sem falar na capacidade que ela tem de entrar na cabeça dos personagens, pra tentar descobrir a possível motivação por trás das atitudes deles:
"Como vocês sabem, ele (Cebola) tem problemas emocionais. Nunca conseguiu aceitar o fato de ter apanhado da Mônica na infância e seus planos nunca terem funcionados. Então essa necessidade que ele tem de derrotá-la não é somente para fazê-lo se sentir a altura dela, é também uma forma de vingança, de compensação emocional pelos anos de planos frustrados que ele teve. Bem típico das pessoas medíocres e insignificantes. Como não conseguem se elevar, acham que precisam rebaixar e humilhar o outro para se sentirem melhores. Então é bem capaz de, no mínimo, o namoro dele com a Penha seja apenas um plano para derrotar a Mônica."
Recomendo que todos vocês leiam esses dois posts que a Mallagueta escreveu antes de ler a TMJ #52. São muito bons mesmo! Aqui vai mais um trecho:
"Mas também tem outra coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Depois que as meninas passearam com a Sofia e ela foi embora, Magali falou para a Mônica que Sofia a adorava tanto que parecia até sua fã número um. Ela tinha se mostrado tão interessada que queria até saber sobre a vida dela e o seu relacionamento com o Cebola. Hã... pode ser paranóia minha, mas tô achando que tem gato nessa tumba! Quer dizer, a Sofia se interessar pela vida da Mônica, seus gostos, etc. ainda vá lá, mas por que ela iria querer saber do relacionamento dela com o Cebola?"
Bom, acho que é isso. Todas as dúvidas que os leitores tinham já foram respondidas no Twitter e eu não vou repetir tudo de novo :P
Aguardem mais um post sobre a TMJ #52, ok?
Ah, e esses dois vídeos postados aqui foram criados pelo blog TMJW para entrar no clima dessa edição. Eles podem ser encontrados nessa página aqui: Sala Misteriosa!
Emerson Abreu tem 38 anos, é roteirista e trabalha na Mauricio de Sousa Produções há 17 anos escrevendo histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e ilustrando contos infantis.
Quadrinhos, Games, Ilustração,
Post-punk, Rock alternativo,
action-figures, Aliens, Predadores,
cigarro de menta, cerveja gelada
e filosofia de boteco...
senta aí e toma uma com a gente ;)