quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sombras do Passado - Parte 2 (teasers)




Finalmente foram divulgados os teasers da TMJ #52 pra aumentar mais ainda a ansiedade dos leitores! \o/




E eu já vou avisando vocês que a TMJ #52 tem MUITO mais surpresas e reviravoltas do que a TMJ #51. Se você folhear a revista antes de ler já vai estragar boa parte da história. Os mistérios e segredos dessa edição têm que ser desvendados aos poucos, junto com a Mônica, só assim você vai conseguir partilhar dos sentimentos dela e entender o que ela está passando.

Então já fiquem avisados, quando você comprar a revista (ou, no caso dos assinantes, quando vocês receberem a revista em casa) NÃO CONTEM PRA NINGUÉM O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA E NEM COMO ELA TERMINA! Cada pessoa tem que ter o mesmo prazer que você teve ao ler a revista, se entristecer junto com a Mônica, se revoltar junto com a Denise, e se desesperar quando tudo parecia perdido. E, se você perceber que os outros já começaram a soltar spoilers na internet, pare imediatamente de visitar os blogs especializados em TMJ e as páginas do Facebook que estiverem divulgando os detalhes, ou a história vai perder COMPLETAMENTE toda a graça que ela tem! Depois que você comprar e ler a revista, pode voltar a visitar os blogs e páginas do Facebook normalmente, ok? ;)

Abração!!!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sombras do Passado - Parte 2




Chegou a hora de falar um pouco sobre a TMJ #52!

Primeiro vamos recapitular a história até aqui:

Na TMJ #51, a Mônica se viu envolvida em uma série de acontecimentos estranhos que foram aos poucos acabando com a sua vida. Primeiro, ela foi assombrada por pesadelos sequenciais, tirando toda a sua concentração do mundo real, depois Sofia (A Terrível) se matricula na sua escola e, num ataque de impulsividade, Mônica começa a fazer uma campanha de difamação contra ela, querendo que todos os seus amigos evitassem a menina. O tiro acaba saindo pela culatra, porque até a Magali resolveu se afastar da Mônica (felizmente, a Mônica percebeu a grande besteira que estava fazendo e tudo terminou bem no final). Logo depois, Mônica e Denise vão até a tenda da (fabulosa, porém desconhecida) Madame Creuzodete do Abaeté (a vidente das estrelas) e acabam descobrindo que os pesadelos eram apenas a ponta do iceberg. A Legião dos Leitões Alados havia sido sequestrada pelo fantasma sombrio e monstruoso de Agnes (A Tenebrosa), Denise quase morre no resgate e, sem conseguir derrotar a inimiga, as meninas fogem rastejando pelo esgoto. E como desgraça pouca é bobagem, no final da história o Cebola aparece beijando a Penha (A Temida), sua primeira namorada.

Parece mesmo um plano ardilosamente criado para derrotar emocionalmente a Mônica, afastando-a dos seus amigos e do amor da sua vida! E, quem quer que tenha criado tal plano, teve sucesso imediato. Pela primeira vez na sua vida, Mônica foi derrotada e não sabe mais o que fazer. Sua vida desmoronou e ela não tem mais forças sequer para levantar da cama e seguir em frente...

No mês passado, eu avisei que o maior medo da Mônica ia virar realidade. Muitos leitores ficaram se perguntando qual seria o maior medo dela. O que faria a Mônica se desesperar ao ponto de cair de joelhos e entrar em depressão? A resposta estará já nas primeiras páginas da TMJ #52!










Essas são apenas as 8 primeiras páginas da história e, como você pode ver, a Mônica está realmente no fundo do poço. E, como se isso não bastasse, na próxima página as coisas começam a ficar bem piores do que ela imaginava...

Abração!!!


Sombras do Passado - Parte 1 (considerações finais)




Bom, chegou a hora de escrever algumas considerações finais sobre a TMJ #51.

Quero dizer que o mais impressionante de tudo foi a resposta massiva que eu recebi dos fãs da TMJ no twitter. Eles realmente sabem interagir e se esforçam para tentar descobrir cada detalhe da edição! Estão realmente de parabéns!

Foi engraçado ver também o sentimento de negação dos leitores que não conseguiam acreditar no que estava acontecendo na última página. Alguns disseram que era apenas mais um pesadelo da Mônica, outros defendiam que o Cebola poderia estar enfeitiçado ou hipnotizado, outros apostavam num clone do Cebola... muita gente criando as teorias mais loucas pra tentar explicar aquilo... mas a explicação mais simples geralmente é a verdadeira, e a mais difícil de engolir. O Cebola estava mesmo beijando a Penha. Não tem nenhum feitiço, hipnose, clone ou pesadelo. Eles estão mesmo namorando.

Ah, e antes que eu me esqueça, essas duas artes postadas aqui são algumas propostas de teasers que eu esbocei para a edição 51, que acabaram não sendo aproveitadas porque elas revelavam muito da trama (Leleala e Madame Creuzodete) e acabariam com o suspense criado na história. Mas agora que todo mundo já leu a revista, acho que não tem problema postar, não é? ;)




Diversas análises foram feitas sobre a TMJ #51 nos blogs especializados, mas a melhor, a mais inteligente, mais sensata e detalhista foi a do blog "TMJ Do Meu Jeito" escrita pela Mallagueta.

A leitora dividiu o post em duas partes:
Parte 1: Ed. #51: Qual a trama da história?
Parte 2: Ed. #51: Qual a trama da história? - mais uns detalhes

Esse é um belo exemplo de como uma história deve ser lida e relida várias vezes para você conseguir encontrar todas as dicas, descobrir detalhes escondidos na história e tentar decifrar o que está acontecendo na verdade, podendo até prever o que vai ser mostrado na próxima edição.

Realmente foi um orgulho pra mim ter o meu roteiro dissecado até o último quadro dessa maneira. Os detalhes ocultos que ela conseguiu perceber são quase absurdos:

"Quando Mônica perguntou se o tal inimigo de quem Creuzodete estava falando era a sombra, ela disse que não sabia e tentou olhar mais fundo, mas não pode porque foi atacada pela sombra. Pode parecer uma passagem sem importância, mas ela deixou a dúvida sobre a relação entre os dois eventos."





Sem falar na capacidade que ela tem de entrar na cabeça dos personagens, pra tentar descobrir a possível motivação por trás das atitudes deles:

"Como vocês sabem, ele (Cebola) tem problemas emocionais. Nunca conseguiu aceitar o fato de ter apanhado da Mônica na infância e seus planos nunca terem funcionados. Então essa necessidade que ele tem de derrotá-la não é somente para fazê-lo se sentir a altura dela, é também uma forma de vingança, de compensação emocional pelos anos de planos frustrados que ele teve. Bem típico das pessoas medíocres e insignificantes. Como não conseguem se elevar, acham que precisam rebaixar e humilhar o outro para se sentirem melhores. Então é bem capaz de, no mínimo, o namoro dele com a Penha seja apenas um plano para derrotar a Mônica."

Recomendo que todos vocês leiam esses dois posts que a Mallagueta escreveu antes de ler a TMJ #52. São muito bons mesmo! Aqui vai mais um trecho:

"Mas também tem outra coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Depois que as meninas passearam com a Sofia e ela foi embora, Magali falou para a Mônica que Sofia a adorava tanto que parecia até sua fã número um. Ela tinha se mostrado tão interessada que queria até saber sobre a vida dela e o seu relacionamento com o Cebola. Hã... pode ser paranóia minha, mas tô achando que tem gato nessa tumba! Quer dizer, a Sofia se interessar pela vida da Mônica, seus gostos, etc. ainda vá lá, mas por que ela iria querer saber do relacionamento dela com o Cebola?"

Bom, acho que é isso. Todas as dúvidas que os leitores tinham já foram respondidas no Twitter e eu não vou repetir tudo de novo :P

Aguardem mais um post sobre a TMJ #52, ok?

Ah, e esses dois vídeos postados aqui foram criados pelo blog TMJW para entrar no clima dessa edição. Eles podem ser encontrados nessa página aqui: Sala Misteriosa!

Abração!!






sábado, 27 de outubro de 2012

KEEP CALM...





Campanha iniciada por Danilo Passos (Valeu \o/) pra acabar com (ou pelo menos diminuir) a enorme quantidade de spoilers sobre a edição TMJ 51 que o povo anda postando por aí.

Como a revista ainda não saiu nas bancas, quem recebeu a revista por assinatura está lendo antes dos outros, e alguns desses felizardos estão divulgando detalhes importantes da trama na internet e acabando com o prazer de leitura de quem ainda não leu. Parece que até scanearam a última página da história e divulgaram pra todo mundo ver...

Parem com isso, por favor! Os outros leitores merecem sentir a mesma emoção que vocês tiveram ao descobrir os segredos dessa edição :)


Abração!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sombras do Passado - Parte 1 (mais revelações)




Finalmente foi divulgada a quarta capa da edição TMJ 51, e como os fãs da TMJ não são nada burros, a internet inteira já percebeu que essa garota ao lado da Denise é Sofia, a Terrível (das Meninas do Bairro das Pitangueiras).

Se você não se lembra da Sofia, recomendo reler as outras histórias onde ela já apareceu:


A primeira aparição da Sofia (ainda sem nome)


Sofia e as outras meninas do Bairro das Pitangueiras fazem sua estréia oficial.


O trator, o dragão, a bucha de canhão.


A pergunta que todos vocês devem estar se fazendo é: "Por que somente a Sofia aparece nas capas? O que aconteceu com as outras duas meninas do Bairro das Pitangueiras?" Isso você só vai descobrir lendo a revista, mas eu já posso adiantar que a resposta não é nada agradável...

Se vocês quiserem saber mais sobre as outras meninas do Bairro das Pitangueiras, não esqueçam de reler essas duas edições aqui (e procurar algumas pistas):


Penha, a Temida! A exibida, a metida, a esnobe!


Agnes, a Tenebrosa. Esquisita, tímida e hipocondríaca!


Por algum motivo, todo mundo na internet está apostando que os Monstros do ID vão voltar nessa edição. Como eu já disse no post anterior, quem vai voltar são os meus personagens favoritos da turma da Mônica Clássica que nunca tinham aparecido antes na TMJ ;)

Como é uma edição que vai sair perto do Dia das Bruxas, todo mundo também está comentando bastante sobre terror e suspense, mas não se esqueçam de outro ponto MUITO importante dessa história, a DENISE. Ela está mais cínica, manipuladora e engraçada do que nunca. É praticamente a estrela dessas duas edições! É claro que a personagem principal é a Mônica, mas a Denise rouba todas as cenas em que aparece! Quem é fã da Denise vai adorar, isso eu garanto! \o/

Só lembrando pra quem não prestou atenção no post anterior, a minha recomendação para vocês é: "Não folhear a revista antes de ler". Leiam página por página, seguindo a história como se fosse um filme de suspense. Se você folhear, é capaz de estragar a dinâmica da leitura e você não vai se surpreender tanto quanto deveria, porque a última página dessa primeira edição é a cena mais cruel que eu já escrevi na vida o_O'

Vocês vão me odiar *-*

E vão ter que esperar um mês inteirinho sofrendo para ler a continuação XD

E pra fechar o post com chave de ouro, o twitter do Blog TMJ Nota 10 divulgou um vídeo-teaser-exclusivo que eles criaram para entrar no clima dessa edição, e eu tomei a liberdade de postá-lo logo abaixo:





Ficou muito foda!! \o/

Abração!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sombras do Passado - Parte 1




Agora que a capa da próxima edição da Turma da Mônica Jovem (TMJ-51) já foi divulgada, posso vir aqui falar um pouco dessa história.

Eu sou um roteirista que escreve basicamente histórias da turminha clássica (fora aquela história curta da Denise que saiu no TMJ-05). Gosto mesmo de escrever aventuras com Mônica, Cebolinha, Cascão, Denise, Xaveco e Magali. Gosto mesmo, porque é onde eu me sinto em casa... as crianças da turma praticamente vivem 24 horas dentro da minha mente. Afinal, faço isso há 17 anos. Porém, no início desse ano, fui obrigado a sair da minha zona de conforto. A Petra e o Cassaro (os escritores da TMJ) iriam sair de férias e eu teria que substituí-los escrevendo uma edição da TMJ. Eu surtei na mesma hora. Não sabia o que fazer, porque escrever Turma da Mônica Jovem não é bem o meu forte.

Sem ter pra onde correr, repassei todas as edições que já tinham saído da TMJ pra conseguir ter uma idéia de onde começar... Foi aí que eu percebi que eu poderia fazer alguma coisa diferente. Reparei que vários personagens que aparecem na turma clássica nunca tinham aparecido na TMJ, várias pontas soltas do passado nunca tinham sido amarradas. Resolvi começar daí...




E o roteiro foi fluindo, consegui trazer de volta meus personagens favoritos da turminha, completamente repaginados pra versão "mangá" e ainda criar uma trama que unisse todos eles de um modo sólido, coeso e imprevisível. Imprevisível é a palavra correta, porque a história saiu completamente do meu controle, foi uma epifania, as idéias vieram em peso e eu liguei imediatamente pro estúdio e disse que queria escrever mais uma edição. Eu precisava realmente de mais 120 páginas pra terminar de contar essa história, ou ela não teria a profundidade que eu estava querendo alcançar. Mauricio e Alice aceitaram e deixaram eu escrever o roteiro em duas partes! Vitória! \o/

Ainda com a idéia de fazer uma aventura mais "adulta" na cabeça (pra diferenciar dos meus roteiros infantis da turminha clássica) eu coloquei todos os elementos que geralmente tenho receio de usar nas minhas histórias, muito terror, suspense, drama, discussões sérias e um humor muito mais escrachado (do jeito que eu gosto) pra Denise.

Quando terminei a primeira edição, mandei pro estúdio avaliar e a Marina foi a primeira que respondeu: "Que medo que deu!" e a Alice arrematou "Seria ótima para Halloween... mas essa data está tão longe!" Realmente a data estava longe, mas graças à Deus fizeram um milagre no cronograma e conseguiram encaixá-la direitinho pro final de Outubro, mês do Dia das Bruxas.




Nessa história, a Mônica vai ter que enfrentar antigos inimigos que retornam para transformar sua vida num verdadeiro inferno, fazendo com que ela tenha que encarar seus maiores medos. Sua vida vai desabando pouco a pouco até o limite da sanidade. Que inimigos são esses? Alguns blogs especializados já começaram a levantar suas teorias sobre o conteúdo da história (TMJ Máximo - TMJ do meu jeito) e sobre quem é a menina que aparece na capa (Mania de Jovem - TMJJSP - TMJ Super Mania) mas você vai ter mesmo que ler pra saber do que se trata.

Então é isso, meus amigos, é melhor parar de escrever agora antes que eu acabe soltando algum spoiler. Aliás, uma ótima recomendação para vocês é: "Não folhear a revista antes de ler". Leiam página por página, seguindo a história como se fosse um filme de suspense. Se você folhear, é capaz de estragar as surpresas da leitura (e você não vai se arrepiar tanto quanto deveria ;)

Essa (junto com a segunda parte, que vai sair no mês que vem, é claro) é, sem sombra de dúvida, a melhor história que eu já escrevi pra Turma da Mônica. Então, não se esqueçam de avisar todo mundo que ela está quase nas bancas, ok?

Essas duas edições eu vou guardar pro resto da vida, com muito orgulho no peito XD

Abração!!!




PS: O Blog TMJ Wallpapers traz algumas imagens muito bacanas baseadas na ilustração da capa! Pode conferir: TMJ Wallpapers - Capa Edição 51

sábado, 4 de agosto de 2012

Esportes Olímpicos




Entrando no clima das Olimpíadas, acabei lembrando desse roteiro que eu escrevi no ano 2000 em comemoração aos Jogos Olímpicos que estavam acontecendo em Sydney, na Austrália.

Achei legal postar um link da história aqui, porque ela não é conhecida do grande público. Ela nunca foi publicada em nenhuma revista, foi produzida exclusivamente para o Portal da Turma da Mônica.

Nessa aventura, a Mônica fica vidrada com as Olimpíadas e começa a treinar desesperadamente para ser uma super-atleta e ajudar o Brasil a ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos.








É claro que eu só escrevi essa história porque ela foi encomendada pelo Mauricio, já que eu não ligo muito pra esportes e nunca tive o menor interesse em assistir uma Olimpíada ;P

Mas a história ficou bem legal, e quem quiser ler é só clicar aqui: Turma da Mônica - Esportes Olímpicos


Abração!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ouro da Casa - Preview





Esse preview aí de cima é da minha história com a Denise e o Xaveco. Resolvi postar uma versão com mais resolução pra mostrar um pouco melhor a arte. Se quiserem ver a página (já com balões) que o Sidão publicou, é só clicar aqui.



Abração!!